Carregando...

Sábado, 7 de junho de 2025
Texto copiado!

Perfumes, roupas e cosméticos lideram o ranking de presentes para o Dia das Mães

Publicado em 7 de maio de 2025 às 08:01h

legenda

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal. Assim, nos próximos dias, o comércio deverá receber 127 milhões de consumidores, que pretendem comprar algum presente, com destaque para perfumes, roupas, calçados ou acessórios, cosméticos, chocolates e flores que, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, serão, respectivamente, os produtos campeões de venda neste ano.


O brasileiro tem uma tradição de apresentar e o Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre. Assim, o comércio é otimista com a data, que funciona como uma tacada para o segundo semestre do ano. Mas, é importante ressaltar que os consumidores devem fazer pesquisa de preço e ficar atentos ao orçamento, já que o país passa por um período crítico de inadimplência e de juros altos”, destacou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Alcântara.


Sobre a pesquisa

De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores pretendem pelo menos a compra de um presente realizado no período gastando, em média, R$ 300, sendo maior o valor entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351). Dessa forma, os dados devem movimentar R$ 38 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. As principais apresentadas serão as mães (77%), seguidas pelas sogras e esposas.


Segundo os entrevistados, 39% esperam gastar mais este ano, 37% o mesmo valor e 16% menos que no ano passado. Entre as razões para gastarem mais, 60% pretendem comprar um presente melhor.


Compras principalmente em lojas físicas e pagamento por PIX

As lojas físicas aparecem como os principais locais de compras dos consumidores (80%), principalmente em shopping centers (32%), compras populares (19%), lojas de departamento (17%) e nas lojas de rua (11%). A pesquisa aponta ainda que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (79%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes. Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX e cartão de débito. Entre os que pretendem usar o cartão de crédito, a média será de quatro prestações.